#HeadRocker: Anos 70 , Viva a Sociedade Alternativa. \o/

Opa Jovens e por que não fazer diferente e hoje escrever, Opa Rocker's. \m/

Enfim, hoje nós viajaremos numa década onde pra muitos ficou conhecida como os anos perdidos e para outros foi onde o Rock Nacional começou a ter força.O fato é que sim, tivemos rock de qualidade naqueles anos! Tudo bem que foram anos de transição (inclusive política), talvez muitas bandas não tenham apresentado trabalhos excepcionais, mas com certeza abriram caminho prá tudo o que temos hoje em dia.Talvez a maioria das bandas "copiassem" descaradamente o som que vinha de fora, talvez as letras fossem um tanto "ingênuas" .( Abro um parêntese pra mostrar a vocês um exemplo dessa característica  que eu acabei de citar.Tenho certeza que ao ouvir "VOCÊ AINDA PODE SONHAR" da banda Raulzito e os Panteras, vocês irão indentificar qual foi o ctrl c deste ctrl v traduzido.) 

Opa, Rocker's, sei que se você leitor, que observou a intro dos posts anteriores, deve ter achado que eu  esqueci de pedi pra vocês sentarem e apertarem os cintos para começar a viajem. Calma Brother, eu não esqueci. É que o rock nacional dos anos 70 pode até não estar na "moda", mas com certeza vem passando por um bom processo de redescobrimento - com direito a aulas de história viva nos shows de bandas como A Bolha e Mutantes, CDs relançados e trocas de mp3 em blogs e comunidades do Orkut. Rock Anos 70 Nacional - Clássicos Multishow, dentre outras formas nas quais revivemos constantemente esse tempo, por isso ele se torna de certa forma algo dentro do cotidiando de um verdadeiro Rocker. Mas hey, você aew que não reconhece estes nomes e não tem conhecimento do que eu estou citando. Pó de chá, vou explicar agora mesmo e só pra não perder o costume, vamos começar do começo (risos) , topam?

Então apertem os cintos, que agora a viajem v definitivamente vai começar, estejam preparados pra vê a decada de 70 entrar no ar. xD

Aviso: O objetivo desta viajem é tentar traçar um pequeno panorama do que aconteceu na época, um período fértil para o rock no Brasil, infelizmente marginalizado e subestimado pela crítica, ainda carente de mais informação e registros. Se houver alguma correção a ser feita ou informações a serem acrescentadas, criticas e/ou sugestões, por favor contribua pelos comentários ou enviem email para: moniquemaria@hotmail.com.


Falar de rock no Brasil durante a década de 70 passa, irremediavelmente, por falar também de história e política. A fatalidade histórica que foi a ditadura militar no período 1964 -1985 foi a forja na qual foi conformada a “cara” sofrida e suada de nosso rock e também foi a pá que cavou a sepultura de muitos jovens talentos. Outro fator que é fundamental a se analisar na história do nosso rock durante o período, apesar dos narizes torcidos dos mais radicais, é a MPB. Chega um ponto em que é praticamente impossível dissociar rock de MPB nos anos 70, numa via de dupla influência e muitas transas. 

Primeiramente, a ditadura militar. Em seu período mais brando, permitiu o bravo florescimento de uma cultura de identidade nacional, mas no momento em que acontecia o levante juvenil no mundo contra toda forma de autoritarismo e a favor das liberdades individuais, o cinto apertou por aqui e a barra pesou para todos. Este momento da catarse coletiva jovem, também foi acompanhado de muitas mudanças na cultura rock, que foram muito pouco assimiladas aqui no Brasil, que a partir de então, se iniciava num período de escuridão e fechamento cultural, expulsando artistas do país e dificultando a troca artística com outras partes do mundo. Como foi o exemplo de Caetano Veloso e Gilberto Gil, que foram levados ao exílio em Londres, onde viveram de 1969 a 1972. Durante o período, gravaram dois discos considerados dos seus melhores, Transa(Caetano), e Expresso 2222 (Gil).

A ditadura via no rock um perigoso aliado da rebeldia da juventude. E essa mesma juventude tinha muita dificuldade em estar sintonizada com o que acontecia com o rock nos EUA e Inglaterra. São inúmeros casos de discos que foram lançados aqui com atraso e outros tantos mutilados (com edições limadas, capas diferentes das originais, etc...), além, é claro, dos muitos e muitos que não chegaram nem a ser lançados. Por outro lado, a inventividade de nossa música também era atrativa aos jovens, que se identificava com as canções de protesto e o espírito também jovem da MPB da época. Justamente o período de transição entre os Beatles e as novas tendências do rock - psicodelia, arte-rock e rock pesado - na virada dos anos 60 para os 70 foi o período de maior vácuo para o rock brasileiro, que ainda vagava pelo som beat da Jovem Guarda (já descambando gradativamente para uma música pop de orientação adulta). Os Mutantes pareciam ser a grande novidade de larga difusão, altamente ligados com o conceito tropicalista naquele momento, em que a MPB era uma das engrenagens daquela usina sonora, aliada ao fuzz psicodélico e ao experimentalismo. Também existiu, nas grandes cidades, uma cena beat paralela, de pequeno alcance, ligada ao circuito dos clubes e bailes, com bandas que iam evoluindo, aos poucos, para composições próprias de teor mais psicodélico e agressivo. Porém, existem pouquíssimos registros (a maioria em compactos) e que nem sempre eram realmente representativos dos sons que as bandas apresentavam nos palcos, devido ao total estranhamento das gravadoras e o medo da ditadura. 

A saída para muita moçada cabeluda da época foi o desbunde. Se mandar para comunidades hippies e ficar por lá um tempo curtindo uma vida alternativa. Isolados da sociedade de um país já praticamente isolado culturalmente. Os anos de 68 a 72, foram uma época extremamente produtiva para o rock, época de liberdade de criação e experimentação... E por falar em saída, no final de 1972 após sair dos Mutantes, Rita Lee iniciou uma muito bem sucedida carreira solo, acompanhada do grupo Tutti Frutti. É nesse período, que ela lança o seu mais memorável álbum: o Fruto Proibido de (1975), disco este, que contém os sucessos "Agora só falta você", "Esse tal de Rock'n Roll" e "Ovelha Negra". Arnaldo Baptista também gravou o aclamado Loki? (1974). Os Mutantes ainda atravessaram a década convertidos ao rock progressivo, passando por várias formações e dissolvendo-se em 1978.(Abrindo parêntese pra atualizar um fato recente sobre a nossa lendária Rita Lee. A cantora e compositora anunciou a aposentadoria durante sua apresentação no Circo Voador em 21 de janeiro de 2012, mas deixou bem claro que continuará gravando em estúdio e ainda brincou dizendo; Aposentadoria é bom…aos 67 anos…tá bom, foi tão bom.” )



Voltando...

Em 1973, um acontecimento marcante que abriu a porta para que outros conseguissem ao menos um registro fonográfico – o sucesso meteórico dos Secos & Molhados. Este é um grupo em que o binômio Rock-MPB é constante. Ganhando premiação pelas vendas de seu disco homônimo e lotando ginásios por onde passava, a banda conseguiu colocar hits no rádio e aparecer na TV, com um som bastante artístico, performático, ousado e de bastante qualidade. Um feito realmente único até então e que fez com que as gravadoras passassem a compreender um pouco melhor o que é  o rock e o poder que ele possuí. No ano seguinte, surge à tona uma produção mais intensa das bandas locais. Os shows de Alice Cooper no Brasil arrebataram a atenção de milhares de jovens e colocaram o rock em pauta na grande mídia, para o bem e para o mal. Estes dois fatores propiciaram um tímido deslanche da produção local na época e nos anos de 74 a 76 aconteceram alguns dos melhores trabalhos do rock brasileiro na década de 70.

Nessa década existe muitas bandas boas de serem citadas, porém se eu fosse citar todas , não caberiam em um só post. Mas pra finalizar com chave de ouro e tambem cumprir com minha palavra, como prometido no post anterior, vou falar do Grande Raulzito, que começou com a banda Raulzito e os Panteras (citada no inicio deste post), participou da produção de um projeto de ópera-rock, tendo as letras mutiladas pela censura do Regime Militar. O Sociedade Grã Ordem Kavernista era um disco Anarquico, inspirado em Frank Zappa e o então cultuado Disco Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band dos Beatles misturado a elementos brasileiros, como samba, chorinho, baião. O Movimento no entanto não dera certo. 

No ano de 1973, Raul conseguiu um grande sucesso com a música "Ouro de Tolo" no álbum Krig-ha, Bandolo!, uma música com letra quase autobiográfica, mas que debocha da Ditadura e do "Milagre Econômico".O mesmo LP também continha outras músicas que se tornaram grandes sucessos, como: "Metamorfose Ambulante, "Mosca na Sopa" e Al Capone.Raul Seixas finalmente alcançou grande repercussão nacional como uma grande promessa de um novo compositor  e cantor. Porém, logo a imprensa e os fãs da época foram aos poucos percebendo que Raul não era apenas um cantor e compositor.

No ano de 1974, Raul Seixas e Paulo Coelho criam a Sociedade Alternativa, uma sociedade baseada nos preceitos do bruxo inglês Aleister Crowley, onde a principal lei é "Faze o que tu queres, há de ser tudo da Lei". Em todos os seus shows, Raul divulgava a Sociedade Alternativa com a música de mesmo nome. A Ditadura, então, através do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social) prendeu Raul e Paulo, pensando que a Sociedade Alternativa fosse um movimento armado contra o governo. Depois de torturados, Raul e Paulo foram exilados para os Estados Unidos onde Raul Seixas teria supostamente se encontrado com John Lennon. No entanto, o seu LP Gita gravado poucos meses antes faz tanto sucesso, que ambos voltaram ao Brasil. O álbum Gita rendeu a Raul um disco de ouro, após vender 600.000 cópias. Ainda neste ano, Raul separa-se de Edith, que vai para os Estados Unidos com a filha do casal, Simone.

Em 1975, casa-se com Gloria Vaquer, e grava o LP Novo Aeon, onde Raul compôs uma de suas músicas mais conhecidas, "Tente Outra Vez". O LP, porém, vendeu menos de 60 mil cópias.

Caraca, são muitas curiosidades deste baianão, onde muitas eu até mesmo desconheço, porém se você assim como eu gostaria de saber mais sobre... aqui vai uma dica. No dia 23 de março será lançado nos cinema um documentário sobre o nosso Raulzito, o documentário se chama "O inicio, o Fim e o Meio.", existe um site onde contém algumas informações sobre como foi elaborado o filme e o que abordará, eu dei uma sacada e  na minha opnião tudo indica que o filme foi bem elaborado e valerá  a pena assistir. 

Ta aew o link do site do filme:

É isso Jovens,  no Playlist deste post vocês escutaram algumas músicas de bandas citadas e de outras que não citei por falta de espaço, mas que na minha opnião e de muitos rocker´s, são lendária e geniais.


Bye Bye, até o próximo episódio.

(Como postei tarde, o horário do cruj já passou. -QQ )

Fim da transmissão.... 



MusicPlaylistView Profile
Create a MySpace Playlist at MixPod.com

Penulis : Monique Souza ~ Sebuah blog yang menyediakan berbagai macam informasi

Artikel #HeadRocker: Anos 70 , Viva a Sociedade Alternativa. \o/ ini dipublish oleh Monique Souza pada hari quarta-feira, 21 de março de 2012. Semoga artikel ini dapat bermanfaat.Terimakasih atas kunjungan Anda silahkan tinggalkan komentar.sudah ada 0 komentar: di postingan #HeadRocker: Anos 70 , Viva a Sociedade Alternativa. \o/
 

0 comentários:

Postar um comentário